O curso do Ensino Básico surge para responder a missão da UniSave que é formar quadros superiores de qualidade e responder as necessidades e demandas do contexto educacional do país, especificamente, a formação de professores e técnicos para o Ensino Básico.
Este curso tem a duração de 4 anos e oferece duas especializações: uma em Supervisão Pedagógica da Escola Básica e outra em Educação de Infância.
O curso tem como o objectivo formar professores, formadores e técnicos de educação com competências psicopedagógicas, didáctico-metodológicas e técnico-científicas para intervir no Ensino Básico;
PERFIL PROFISSIONAL
Este currículo tem como objectivo principal o desenvolvimento de competências educacionais e pedagógico-metodológicas chave à ocupação de um professor primário. No final da formação, os futuros professores deverão ser capazes de:
- Aplicar os princípios e normas do Sitema Nacional de Educação em vigor em Moçambique;
- Planificar com eficiência o processo de ensino e aprendizagem apropriado para as características dos alunos;
- Gerir o processo de ensino-aprendizagem de uma disciplina na sua área específica ;
- Avaliar os resultados da aprendizagem.
- Desenvolver material didáctico para a facilitação do Processo de Ensino-Aprendizagem;
- Comunicar utilizando linguagem e métodos apropriados do Ensino Básico;
- Promover e assegurar um ambiente de aprendizagem inclusivo, seguro e saudável no Ensino Basico;
PERFIL DO GRADUADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA BÁSICA
O graduado habilitado em Supervisão Pedagógica da Escola Básica deverá dinamizar o desenvolvimento curricular e das aprendizagens ao nível do Subsistema do ensino básico, devendo, para o efeito, realizar as seguintes tarefas ocupacionais:
· Desenvolver actividaddes concernentes a Supervisão Pedagógica nas Escolas do Ensino Básico;
· Aplicar soluções para resolver um leque determinado de problemas educacionais técnicos em situações de rotina e imprevistas num ambiente de ensino Básico;
· Desenvolver actividades relativas com actualização curricular referente aos métodos activos e cooperativos;
· Assumir responsabilidade pelos seus próprios resultados em relação a padrões de qualidade específicos e responsabilidade limitada pela quantidade e qualidade dos resultados atingidos na sua pratica de ensino em sala de aulas.
PERFIL DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
O graduado do curso de Ensino Básico deve realizar as seguintes tarefas ocupacionais:
· Demonstrar um nível de conhecimentos e compreensão dos princípios e conceitos básicos da educação de infância;
· Conceber, implementar a avaliação de programas de Educação de Infância nas diferentes instituições e organismos sociais;
· Desenvolver e coordenar o processo de implementação de um projecto de educação infantil sem descurar os padrões de garantia de qualidade pré-definidos no sistema Nacional de Educação;
· Assumir responsabilidade pelos seus próprios resultados em relação a padrões de qualidade específicos e responsabilidade limitada pela quantidade e qualidade dos resultados atingidos na sua prática de ensino em educação de infância;
· Prestar aconselhamento profissional e assegurar a implementação e cumprimento de procedimentos e políticas institucionais da educação de infância.